Como melhorar a produção na Marcenaria e Aumentar os Lucros com Máquinas Especiais

Este artigo apresenta sugestões de compra em máquinas para marcenaria e algumas dicas para aumentar a produção, aumentar o faturamento e melhorar a qualidade dos produtos



Banner Principal Como aumentar a produção na marcenaria
Compartilhe nas redes sociais!
 

Qualidade dos produtos e serviços na Marcenaria

Imagem Qualidade do Material MDF

O segredo na marcenaria para um bom produto fabricado envolve várias etapas e cuidados, que se usados adequadamente tornam o processo mais rápido, eficiente e com a qualidade desejada.

Quando falamos em produção, a primeira coisa que vem a cabeça do marceneiro é: como produzir mais em menos tempo?

Saber a resposta dessa pergunta é fácil: automatizar ao máximo a planta da marcenaria!

Mas só isso não basta, qualquer máquina não é o bastante, é preciso saber escolher a máquina certa para cada área, saber as vantagens de cada modelo e ainda ter os processos bem organizados para extrair o máximo do maquinário de marcenaria.

Cabe ressaltar que produção em produtos de série se gasta tempo no setup de máquinas uma vez e se produz várias peças, já em produção de produtos sob medida e únicos, o tempo de setup das máquinas acaba sendo para cada peça.

Índice

A Marcenaria precisa estar Organizada!

Imagem Marcenaria Organizada

Quanto mais organizada for sua marcenaria, melhor! Com o maquinário bem selecionado, matérias primas de qualidade e armazenadas na fábrica de modo que facilite buscar e trabalhar, vão te dar uma maior agilidade no trabalho.

Mas só isso não basta, ajustar a máquina o mais rápido possível é fundamental, evita perda de tempo, aumenta a produção e por consequência o faturamento em sua marcenaria.

Quando falamos de organização, há vários métodos mais avançados de estoque e produção. Mas a dica é deixar as coisas bem simples, fáceis e que todos os trabalhadores possam circular facilmente e rapidamente, sem atrapalhar uns aos outros.

Controles de estoque, tempo de máquina, tempo de serviços manuais, tudo isso precisa ser calculado e registrado. Só com esses registros você conseguirá analisar e ir melhorando o lucro da sua empresa.

Índice

Os equipamentos para marcenaria (Máquinas)

Além dos itens indispensáveis na marcenaria como as ferramentas, acessórios, bancadas, matérias primas e afins, os equipamentos para marcenaria como as máquinas são fundamentais para ganho de tempo e qualidade na produção.

Vamos destacar algumas máquinas como: Coladeiras de Fita de Borda, Refiladoras de Fita de Borda, Coletores de Pó e Filetadeiras de Fita de Borda.

Coladeiras de Fita de Borda

As máquinas para marcenaria do tipo Coladeira de Fita de Borda, também conhecida como máquina de borda, é a responsável por efetuar a colagem da fita na peça.

Os passos normais para a colagem tradicionalmente sem a máquina consiste em: passar cola na peça, passar cola na fita, passar cola na peça novamente, fazer a aplicação manual da fita e, por fim, fazer pressão para realmente realizar a colagem. Um tanto trabalhoso!

Com a máquina máquina coladeira de fita de borda manual esse processo é minimizado.
A máquina faz isso, precisando apenas de uma pessoa para passar a peça. Um ganho em tanto!

Embora se tenha muita discussão ainda quanto ao processo manual tradicional ou através de máquinas, esse processo de colagem das fitas na borda para acabamentos é de extrema importância e um dos pontos mais críticos na marcenaria.

Dê uma olhada na Coladeira Horizontal da indústria de máquinas Minelli. Clique sobre a imagem para ver os detalhes no site.

Coladeira de Fita de Borda Horizontal 1100 - Minelli Máquinas

Imagem Coladeira Minelli MRF1100 Índice

Refiladoras de Fita de Borda

As refiladoras de fita de borda são utilizadas para remover o excesso de fita que fica na peça após a colagem.

Também com a função de lixar a borda para tirar “o fio”, facilitando o acabamento para polimento.

Existem máquinas refiladoras que além do corte, efetuam o polimento na peça, deixando o acabamento pronto.

Um dos fatores importantes neste tipo de máquina é que para a produção na marcenaria se ganha agilidade e praticidade, evitando menor mão de obra e inclusive novas contratações.

Com a padronização do acabamento, o nível de qualidade fica igual em todos os produtos, facilitando o manuseio, independente de qual pessoa esteja na operação.

Sob o aspecto de ergonomia a Refiladora Minelli gera um conforto ao operador, já que o mesmo permanece em posição mais confortável e adequada para o uso, deixando a máquina fazer o trabalho pesado.

Com a automatização na produção da marcenaria, cresce a oportunidade de fechar mais negócios e assim gerar mais receita em menor período de tempo. Com isso você vai entregar mais rápido e ganhar mais dinheiro.

A limpeza no ambiente da marcenaria sempre é uma questão difícil, principalmente quando as máquinas deixam muito resíduos.

Na refiladora de fabricação Minelli, a limpeza é muito maior pois o filete (rebarba) sai por inteiro e já cai diretamente num recipiente embaixo da máquina.

Outro detalhe importante é o nível de ruído que as máquinas geram, a Minelli MRF1000 possui baixo nível de ruído e baixo consumo de energia, o que faz você se sentir melhor tanto no físico quanto no financeiro.

Observe sempre também o retorno sobre o investimento. Quanto tempo de trabalho será necessário para você recuperar o valor pago na máquina? Máquinas boas e que funcionam bem vão gerar melhor retorno em pouco tempo de investimento.

Pense sempre no custo de manutenção quando adquirir máquinas para marcenaria. Tanto em peças para manutenção quanto em insumos utilizados.

Os insumos mais baratos, se compatíveis com o maquinário é grande vantagem. Se atenha inclusive as escovas polidoras e as facas no corte, como é o caso da Minelli com a MRF1000, que possui todas essas vantagens.

Aproveite e veja a Refiladora Minelli, Clique na imagem para mais detalhes:

Refiladora de Fita de Borda MRF1000 - Minelli Máquinas

Imagem Refiladora Horizontal Minelli MRF1000 Índice

Coletores de Pó para Marcenarias

Os Coletores de Pó para Marcenarias são equipamentos indispensáveis hoje em dia para se manter o ambiente sempre limpo e para evitar problemas de saúde aos funcionários da marcenaria. Desenvolvidos especificamente para para uso em máquinas apropriadas a marcenaria, possuem capacidades diferentes e ajustadas a cada projeto de planta de uma marcenaria.

O seu funcionamento é para que todo o pó, ou grande parte dele, seja coletado e armazenado em grandes cilindros, que contém sacos de armazenamento para garantir o menor nível de poeira no ambiente.

Cabe destacar que para cada marcenaria, dependendo do seu tamanho, é necessária definir a dimensão dos cilindros, quantidade de mangueiras e ajustes calculados adequadamente.

A regra é simples: quanto mais pó sua marcenaria produz, mais coletores de pó você vai precisar para deixar tudo em ordem.

Pense na saúde de todos, da sua e de seus trabalhadores. Todo mundo com saúde é certeza de maior produção, marcenaria limpa e muito mais dinheiro no bolso.

Confira os modelos de Coletores de Pó para Marcenarias desenvolvidos pela Minelli Máquinas. Clique sobre a imagem para acessar:

Coletor de Pó MMC 100 Monofásico 3 CV

Imagem Coletor de Pó Minelli 3Cv Índice

Filetadeiras de Fita de Borda

As Filetadeiras de Fita de Borda são máquinas especiais para que se possa cortar a lâmina de PVC e assim dar acabamentos em diversas peças em fabricação.

Com ajustes de largura, as filetadeiras, também chamadas de refiladoras de fita de borda, podem ser manuais ou automáticas. Os modelos manuais são mais comuns e preferidos por serem mais em conta e darem conta do recado.

Modelos de refiladoras ainda podem ter mais recursos como o de enrolar a fita cortada e assim deixar mais fácil para armazenamento.

Dê uma olhada na Filetadeira de Fita de Borda desenvolvida pela Minelli Máquinas. Basta clicar sobre a imagem para ver os detalhes:

Filetadeira de Fitas de Borda de PVC MMF 600

Imagem Filetadeira Fita de Borda Minelli Índice

Onde Comprar Máquinas para Marcenaria

Você pode comprar alguns modelos de Máquinas para Marcenaria aqui na Minelli Máquinas. Possuímos experiência há mais de 10 anos na fabricação especializada das principais máquinas do mercado com processos inovadores.

Para tirar dúvidas ou conversar com nossa equipe basta entrar em contato através de nossos canais:

Veja todos os modelos de máquinas para marcenaria aqui nesse link

Whatsapp

Vendas - (47) 99632-9966

Telefone

(47) 3521-6743 ou (47) 3521-6920

(47) 99632-9966

E-mail

vendas@minellimaquinas.com

Atendimento Online

Tecle com nossos vendedores em tempo real pelo chat na loja virtual e tire suas dúvidas

Índice

Revisando para deixar a Marcenaria sempre melhor

Deixe tudo em ordem, limpo o máximo possível e não acumule demais os resíduos. Vamos aos tópicos listados neste artigo: ​

 
  • Invista na Organização geral (Estoque, Planta da Marcenaria, Circulação geral, disposição do maquinário e das ferramentas)
  • Invista também na aquisição de máquinas e equipamentos próprios para marcenaria (Observe avanços tecnológicos, Consumo de energia, Aspectos ambientais)
  • Planeje bem a produção (tempo de setup, processos, aproveitamento de materiais)
  • Faça manutenções regulares nos equipamentos e ferramentas

Bons Negócios com sua Marcenaria!

Índice

Balão de comentários Comentários

Ficou com alguma Dúvida e quer deixar Comentários? Fique à vontade e deixe sua mensagem abaixo!